Etapas na vida dos políticos
Autor: Zé do Quiabo
Terminou seu curso universitário, está desempregado. É honesto, mas mais pela falta de oportunidade. Participou do movimento estudantil e já é filiado a um partido. Começa a se mostrar mais publicamente e discursar contra a corrupção, resolvendo se candidatar. Qualquer pessoa que resolve entrar na política partidária é um pré-corrupto. Na campanha começa a fazer acordos e conchavos irreversíveis que o deixarão endividado financeiramente e de favores a cabos eleitorais. É eleito e começa a se transformar num Político Malinha. Discurso básico: este país precisa investir em educação!
.
Político Malinha

É seu primeiro mandato, geralmente Vereador ou Deputado Estadual. Mas já começa a se deslumbrar com o poder, porém com certa timidez. Pratica pequenas corrupções, malandragens leves como indicar um parente pro serviço público, passagens aéreas para apaniguados, muitos favores pequenas, pra sentir o gosto do poder, que vão se avolumando até ele receber seus primeiros 10% de alguma construtora ou afins. Começa a participar ativamente de concorrências fraudulentas e aqui ele já é um Político Maleta. Discurso básico: este país precisa investir em educação! Por um país mais justo!
.
Político Maleta
Já tem uma pequena rede de favores e cabos eleitorais e está no segundo mandato, reeleito vereador, ou já Deputado Estadual ou Federal. O nível aqui é de 15% a 20% de propina, mais profissional. Participa da direção de seu partido. E já é uma pequena referência. A maioria desses maletas é advogado, pois pra chegar até aqui é preciso conhecer os trâmites das malandragens de burlar as leis, achar brechas e truques profissionais, pra se perpetuar no poder, se tornando um Político Mala. Discurso básico: este país precisa investir em educação! Por um país mais justo! Fora a corrupção!
.
Político Mala
Esse é completo. Já participou de todo tipo de maracutaia. Já foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal e senador. Também já exerceu funções em diversas secretarias estaduais e municipais. Tem uma lista quilométrica de eleitores empregados no serviço público. Desembargadores, juizes, Delegados da polícia federal, políticos, da pequena a mais alta esfera governamental, devem favores pessoais a ele. Qualquer reeleição sua está garantida. Muito conhecido como cacique político, já migrando pra etapa máxima da política que é o Político Baú sem alça. Discurso básico: este país precisa investir em educação! Por um país mais justo! Fora a corrupção! Chegou a hora da mudança!
. Político Baú sem alça

Esse, além de ser o mais completo é o cacique dos caciques, líder dos malas. Possui construtoras e bens incalculáveis em nomes de laranjas, contas em paraísos fiscais e adjacências. Pilha a nação de um alfinete a um zilhão. Seus inimigos morrem estranhamente em acidentes. Já exerceu todos os cargos públicos. É o senhor maracutaia em pessoas e já foi candidato até a presidência da república. Se um dia a Polícia Federal chegar nele, cai todo o Congresso e o Senado! Discurso básico: Este país precisa investir em educação! Por um país mais justo! Fora a corrupção! Chegou a hora da mudança! O povo não agüenta mais!

Um comentário:
Essa é a realidade do nosso Brasil, infelismente funciona assim mesmo, vlw galvaozim...!
Postar um comentário