segunda-feira, 3 de julho de 2006


Filosofia de boteco do Zé do Quiabo nº 1


Das alergias
Dizem que pelo de gato provoca alergia. É uma das maiores mentiras que eu conheço. Eu tenho um gato e como todos os gatos, ele tem bastante pelo e não é alérgico a nada. Caso o contrário ele já teria morrido e a sua espécie já estaria até extinta.

Das piadas prontas
Eu carrego comigo sempre um piada pronta. Uma das que eu uso mais é a “Só se não for fazer falta”. Quando vou comprar algo, por exemplo um refrigerante, num boteco eu digo: Mas só se não for fazer falta na geladeira. Vai descompletar a fila, etc. Será que não vai fazer falta? A bichinha vai ficar com saudade dos outros refrigerantes. É tudo contadinho....
Outra é a do “sucesso nas paradas”. Com três variantes: Fulana está fazendo o maior sucesso nas paradas:
1) De ônibus
2) De sete de Setembro
3) Cardíacas


Do palavrão
A palavra “foda” não é mais palavrão. Podem falar à vontade. E eu já estou fazendo isso a rodo aqui neste blog. Prova inconteste disso é que Chico Buarque usa-a em uma letra, na música “Subúrbio”, no seu novo disco “Carioca”. Como todos sabem Chico é muito cuidadoso com as palavras, não que ele seja conservador, ao contrário. Mas eu entendo que com as palavras, devido ao seu uso constante, com o tempo, acontecem duas coisas básicas: ou elas ficam desgastadas ou ficam muito familiar como no caso de “foda”. Há uns vinte anos atrás era foda falar a palavra foda. Eu mesmo não falava, tinha vergonha. Ou eu era(ainda) puritano ou ainda não era o tempo da palavra ganhar as elites escolásticas e lexicográficas. Era um palavrão, como dizem mais comumente, baixo calão, etc. Mas hoje é uma das palavras mais consumidas no cotidiano. Ficou normal, acabou a acidez. E é uma palavra que encaixa com tudo e em situações adversamente contrárias. A tradução vai se dar de acordo com a intensidade de como ela será proferida, por exemplo: Se João é legal ou é um sujeito chato, podemos dizer pra ambas as situações: João é foda!!! Agora por favor avisem pra todo mundo que agora eu estou usando o “foda” naturalmente, senão vão pensar que eu sou obsceno, o que não deixa de ser uma verdade!

Do sorvete
Até hoje eu não sei de que é feito o sorvete de creme, creme com passas é o meu predileto. É delicioso. Mas não sei de que é feito. Já perguntei em algumas sorveterias e os funcionários não sabem. Se você sabe me escreva.

Da mulher do próximo
Descobri desde de cedo que mulher bonita tem dono. Pois se tem dono, já passa ser a mulher do próximo. E isso é inexorável. Não pague pra ver, porque vai dar B.O mesmo. Pois como diz o Falcão, mulher feia só serve pra peidar em festa e esta não tem dono, se tem é muito distante. Pois bem, vou ensinar uma receita pra vocês não desejarem a mulher do próximo. Comigo tem funcionado. Quer dizer, mais ou menos, por que senão daqui a pouco vou virar uma bichona. E bicha velha é foda! Prestem atenção: quando vejo um mulher bonita, a primeira coisa que eu imagino é se ela fosse casada comigo. Pronto acabou o tesão. Experimente, é infalível. Mulher da gente, é foda!! Dizem que é como comida de hospital, faz bem, mas não tem gosto nenhum.

Do hino
Não só perdemos a Copa do Mundo da Alemanha, mas nos surrupiaram também boa parte do nosso Hino Nacional. Dos 52 versos, apenas onze foram cantados, nas aberturas dos jogos. Uma perguntinha: Fizeram falta estes versos decapitados pelos alemães? A letra do nosso hino parece um edital de concurso público, é muito burocrática: “raios fúlgidos”, “raio vívido” raio que o parta, “ impávido colosso”,”florão da América”, “lábaro estrelado”, “retumbante”, barbante! Eu sou a favor de uma nova letra, mantendo a música. Letristas nós temos e dos bons, como Chico Buarque, Aldir Blanc, Fernando Brant, Victor Martins, Paulo César Pinheiro, Lizoel Costa e outros.

Dos finais de semana
Sábado e Domingos são os dois dias que causam mais alegria na vida do pobre. Não há possibilidade de cortarem a água e a luz nesses dias, pois as companhias se encontram fechadas, claro. Como diria Drumond: Eta vida besta, meu Deus. Tanta beleza no mundo, na natureza e a gente passa o mês inteiro preocupado em arranjar o dinheiro pra pagar o aluguel. É foda!

Beijoca do Zé, filosofantemente. Espero seu comentário

Nenhum comentário: