segunda-feira, 19 de julho de 2010

Gibis

Capas ao infinito e além


Lembram das capas infinitas? As famosas "infinity covers" (talvez coubesse melhor a tradução "capa ao infinito"). São aquelas capas de gibis (ou outras revistas) que aparecem dentro delas mesmas, isto é, o personagem da capa está lendo ou segurando o próprio gibi que tem a capa que ele tá lendo ou segurando e assim por diante. Esse truque era muito comum nos anos 40 e 50, mas de vez em quando volta... tem até colecionadores de capas infinitas, isto é, em vez de colecionar algum personagem colecionam só capas infinitas.
Embaixo vemos uma das primeiras, a do Batman no. 8, datado de dezembro de 1941. Gostaram tanto por aqui que imitaram essa capa no Lobinho do mesmo mês. Na verdade não foi uma publicação simultânea, pois os gibis americanos saíam nas bancas com a data de três meses depois nessa época, então o americano deve ter saído em setembro ou outubro, por isso deu tempo pra eles copiarem aqui. Esse scan do Lobinho que achei está meio esmaecido, mas acho que a impressão era assim mesmo... os gibis americanos eram impressos em papel couchê, por isso as cores brilhavam mais. As capas do Lobinho eram num papel mais fosco.


Infelizmente não tenho dinheiro para comprar esses gibis pois os preços são bem salgados. Só porque a capa é infinita o preço sobe automaticamente. Mas tô montando uma coleção virtual. Já achei umas 40 capas infinitas, algumas de gibis de que nunca tinha ouvido falar. Vocês poderão conferir nesta galeria aqui.
.
Retirado do blogue do Ota - http://www.ota.com.br/







Nenhum comentário: